6 Atitudes simples para dormirmos melhor.

Aprenda 6 atitudes simples para que você tenha um sono melhor

Atualmente, a falta de uma boa noite de sono é queixa frequente nos consultórios médicos. Porém, existe uma diferença muito grande entre falta de sono e falta do que chamamos “oportunidade de sono”. A grande maioria das pessoas que pensam que sofrem de insônia, na verdade, não se dão a correta “oportunidade de sono”. O termo “oportunidade de sono” envolve diversas atitudes adotadas antes do real ato de dormir que, quando negligenciadas cronicamente, causam a falsa sensação de insônia (pois a insônia é uma patologia grave e muito mais rara).

É importante reforçar a necessidade que nós, Homo Sapiens, temos de dormir uma média de 8,5h por dia. Isso é inegociável com nossa genética e como os bilhões de anos de evolução.
Você deve estar agora afirmando mentalmente: -“Eu durmo 5 a 6 h por dia e me sinto ótimo”. Será mesmo? Você sabia que é cientificamente comprovado que dormir 6h por noite, durante 10 dias, equivale a ficar acordado uma noite inteira. Essa afirmação é respaldada por mais de 20.000 estudos realizados nas últimas décadas. Dentre os autores, recomento as obras do Dr. Matthew Walker, da universidade de Berkeley, na Califórnia.

Retornando à “oportunidade de sono”, vamos listar 6 atitudes simples que podem melhorar de forma expressiva o formato do sono. São elas:

1-Diminuir a quantidade de luz artificial a partir das 18:00h e evitar totalmente luz do espectro azul (telas de aparelhos eletrônicos)
2-Evitar consumo de cafeína a partir das 12:00h
3-Evitar atividade física intensa após 19:00h
4-Evitar o consumo de carboidratos simples antes de dormir
5-Tomar banho, de morno para quente, à noite (quem gosta de banho frio, deixe para o amanhecer, aonde o frio pode, de fato, ajudar)
6-Deixar a temperatura do quarto abaixo dos 22 graus celsius (é comprovadamente benéfico adormecer em temperaturas mais baixas)

A maioria dos leitores pode não conseguir colocar alguns ou até mesmo todos os itens acima listados em suas rotinas. Porém é importante que, aos poucos, tomemos consciência da real e imediata necessidade de reorganizarmos nossos hábitos para que não continuemos a desperdiçar nosso maior e mais eficaz elixir reparador, o sono!

Compartilhe: